Portal do Município de União da Vitória – Paraná

Portal do Município de União da Vitória – Paraná

Secretaria de Cultura

O principal objetivo da Fundação Municipal de Cultura é incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística. É sua finalidade ainda, trabalhar com a comunidade como um todo, envolvendo pessoas de diferentes idades nas diversas modalidades artísticas culturais promovidas e apoiadas, resgatando a memória, bem como favorecer a criação de espaços específicos para tal.
Entre as principais atividades e projetos desenvolvidos pela entidade estão, o Projeto Cinema, Comunidade Fazendo Arte, as aulas de gastronomia, realizadas no Bistrô da Cultura em parceria com o SENAC PR, e as aulas de música.
Formado pelo Primeira Sessão, Cinema Alternativo, Cinema Solidário e Sessão da Melhor Idade, o Projeto Cinema surgiu com o intuito de melhorar e elevar o nível cultural da população. E, a total recuperação e readequação do Cine Teatro Luz aos modernos padrões de exibição e conforto contribuíram para a viabilização do projeto. Além disso, são realizadas as sessões comerciais.
A Fundação de Cultura também mantém a Galeria de Arte Erich Herbert Will, o Museu e Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal José de Alencar, Biblioteca Cidadã Professora Edy Santos da Costa, o Cine Teatro Luz, o Bistrô da Cultura e o Auditório Municipal.
A Biblioteca Pública Municipal José de Alencar possui um acervo de aproximadamente 17 mil livros e possui ainda 1.620 consulentes cadastrados. São realizados em média 300 empréstimos mensalmente e cerca de 40 empréstimos para fotocópias. Também é frequente a visitação de escolas e a realização de pesquisas pelos estudantes. A Biblioteca dispõe semanalmente da Revista Veja, jornais locais, e diariamente, Gazeta do Povo e Folha de São Paulo.
Já a Biblioteca Cidadã, voltada, essencialmente, para a literatura, reúne em seu acervo inicial cerca de 1.500 livros. Ela ainda conta com o Telecentro, que dispõe de oito computadores, conectados na Internet, por meio de fibra ótica da Companhia Paranaense de Energia (Copel), além de sala de reuniões, com aproximadamente 30 lugares.
O Arquivo Municipal, criado com o intuito de preservar a história do ensino na cidade, e que possui um acervo de dados escritos e narrados, livros, fotos, troféus, moções e demais materiais pertinentes ao assunto.

A Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória foi constituída pela Lei Complementar nº 1596/89, sendo seu Estatuto aprovado e registrado em 15 de outubro de 2001.

Secretário: Ana Claudia Portes Roveda
Endereço: Praça Visconde de Nácar, s/n
Telefone: (42) 3522 – 7157 – (42) 3523 – 6535
Expediente: 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30

Biblioteca Municipal José de Alencar
Endereço: Praça Visconde de Nácar, s/n
Telefone: (42) 3523 – 4556
Expediente: 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas

Biblioteca Cidadã e Telecentro
Endereço: Professora Julia Amazonas, s/n, no Distrito de São Cristóvão
Expediente: 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Cine Teatro Luz
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti,
Telefone: (42) 3522 – 2419

Arquivo Municipal
Endereço: Praça Visconde de Nácar, s/n

Bistrô da Cultura
Endereço: Praça Visconde de Nácar, s/n

Auditório Municipal
Endereço: Praça Visconde de Nácar, s/n

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação de Cultura

Fundação de Cultura – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

Topo