Portal do Município de União da Vitória – Paraná

Cuidando da Saúde da Mulher: Ação Visa Fazer Preventivos e Marcar Mamografias

CONVITE_MULHER

A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória proporciona um sábado diferente. Dia 18 de março, os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 16h, sem fechar para o almoço. O objetivo é de proporcionar assistência para que as mulheres, em especial àquelas que trabalham durante a semana, vão até as unidades e marquem seus exames de mamografia. Podendo, também, fazer o exame preventivo.

Os doze postos de Saúde: Limeira, Rio D’ Areia, Rocio, São Gabriel, São Bernardo, Sagrada Família, Nossa Senhora da Salete, São Brás, São Sebastião, Conjuntos, Cristo Rei e Josmar Babi (em frente ao Estádio Municipal) estarão abertos no próximo sábado. O convite da Secretaria é de que todas as mulheres do município façam seus exames preventivos e marquem suas mamografias, a partir dos 50 anos de idade.

O trabalho na linha de prevenção de doenças é ação central da Prefeitura, por meio do setor de Saúde. Esses exames podem auxiliar, e muito, especialmente quando da possibilidade de detectar doenças, no caso o câncer, em estágio inicial. O protocolo do Ministério da Saúde orienta realizar mamografias para mulheres de dois em dois anos. Isso após completar 50 anos. Contudo, mulheres com caso de câncer na família (em mãe ou irmã) devem realizar esse exame, já a partir dos 40 anos.