Portal do Município de União da Vitória – Paraná

Secretarias Trabalharão Juntas para Combater a Dengue

Publicado em

Em reunião com equipe de combate a dengue, na manhã de quinta-feira, 26, o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, acompanhado da secretária de Saúde, Silvia Regina, Wagner de Moura Santos, coordenador de endemias da vigilância sanitária e o diretor do departamento, Alan Muller Niziol, conversaram e apresentaram formas de combater a dengue em União da Vitória.
Após a equipe apresentar a estudos e apontar as formas de reduzir os casos de dengue, Santin sugeriu um trabalho em conjunto entre as pastas que funcionará da seguinte forma: Todas as secretarias desenvolverão um trabalho para combater o foco do mosquito em seu meio. A secretaria de saúde, por exemplo, irá oferecer atendimento às pessoas e orientá-las em como se prevenir da doença, enquanto a secretaria de meio-ambiente limpa os locais em parceria com a secretaria de Obras para evitar água parada e assim por diante.
Wagner que trabalha na vigilância sanitária, ressalta que locais mais vulneráveis a ter o foco do mosquito, são, geralmente, lugares onde há acumulo de materiais, como borracharia, oficinas e recipientes que armazenam água. Segundo o coordenador, após ser identificado o foco do mosquito, é feito uma varredura em um raio de 300 metros para garantir que nos arredores não haja outros indícios do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
A população também pode e deve contribuir com o combate. A secretária de Saúde, Silvia Regina, pede para os munícipes receberem os agentes e deixá-los entrar para analisarem o local, pois eles estão verificando se na residência há um possível foco da dengue, e se houver já tomam as providencias para extinguir antes que o mosquito se prolifere. Mas Silvia adverte e pede para as pessoas verificarem, antes de deixar o agente realizar seu trabalho, se ele está identificado com o crachá da prefeitura.IMG_2533 10