Num cenário sem previsão de chuvas, Rio Iguaçu estabiliza e expectativa é a de que seu nível comece a abaixar | Prefeitura União da Vitória

MULTAS

Notificação de Autuação

LICITAÇÃO

Confira as Disponíveis

ISS

Emita sua Guia

IPTU

Retire a sua 2° via

ATOS OFICIAIS

Legislação Municipal

NFE

Nota Fiscal Eletrônica

FERIADOS

Confira as Datas

Num cenário sem previsão de chuvas, Rio Iguaçu estabiliza e expectativa é a de que seu nível comece a abaixar

Devido ao grande volume de chuva registrado nos Estados do Paraná e Santa Catarina desde o dia 29 de maio, o nível do rio Iguaçu subiu e alcançou, na manhã de segunda-feira (10), a marca de 6.06m. São 1.17m acima do nível de alerta.
Isso causou alguns transtornos, principalmente para as comunidades mais próximas ao rio Iguaçu. Neste cenário, convém ressaltar que a prefeitura municipal já agiu preventivamente. Prova disso são as casas ribeirinhas localizadas às margens da rodovia João Reolon (próximo ao campo universitário Uniguaçu) que, a exemplo de ações anteriores e com mesmo foco em outras regiões às margens do rio, foram desmanchadas em 2018, sendo as famílias contempladas com novas unidades habitacionais localizadas fora da área de risco.
Some-se também a experiência de órgãos como a SEC-Corpreri que desde a grande cheia de 1983 realiza importante trabalho de estudo e de ações preventivas em União da Vitória.
Entre elas, também está a manutenção de uma Defesa Civil ativa e permanente.
Neste evento atual, por exemplo, o órgão atuou em parceria com a secretaria de Assistência Social e 100 famílias foram cadastradas. Destas, apenas 15 famílias precisaram ser retiradas pelas ações coordenadas pela Defesa Civil, todas elas acompanhadas pessoalmente pelo prefeito Santin Roveda.
Segundo Simepar não há previsão de chuvas para os próximos dias. E desde ontem o rio permanece estabilizado e a tendência é que comece a abaixar nas próximas horas, mesmo que lentamente. “E nós continuamos em alerta e à disposição da população”, destacou Douglas Malschitzky, coordenador da Defesa Civil local.