OUTUBRO ROSA – COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA | Prefeitura União da Vitória

REFIS

OUTUBRO ROSA – COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Esta campanha lembra às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up ao ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde.

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes.

Sinais e sintomas:

– Secreção no mamilo

– Nódulos (caroços) palpáveis na axila

– Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor

– Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja