Prefeitura oferece programa gratuito para parar de fumar | Prefeitura União da Vitória

Prefeitura oferece programa gratuito para parar de fumar

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data é instituída por lei e o objetivo é a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo. Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tema deste ano é “TABACO OU SAÚDE – O USO DO NARGUILÉ”

Diante deste cenário, a Prefeitura de União da Vitória oferece um programa gratuito para ajudar os fumantes a pararem de fumar. Atualmente, 120 pessoas participam das ações.  Os grupos são realizados a cada quadrimestre e tem início com reuniões semanais. No segundo mês, os encontros passam a ser quinzenais e finalizam em sessões mensais até a manutenção.

Enfermeiras e médicos que trabalham nos grupos devem passar por uma capacitação específica certificada. Eles avaliam a necessidade da utilização de medicamentos. “Em alguns casos, nas primeiras seções o ministério da saúde disponibiliza adesivos de nicotina e Bupropiona, o que auxiliará na compulsão e vício”, afirma a farmacêutica e coordenadora do programa, Vanessa Bostelmann.

União da Vitória é uma das cidades da região que possui a maior quantidade de grupos abertos e de interessados em iniciar o tratamento. Os resultados do programa também seguem a mesma linha. A maioria dos participantes deixa de fumar. “Grande parte dos participantes conseguem deixar o vício, o que indica que a abordagem utilizada está sendo efetiva e nos deixa realizados e orgulhosos.  Como exemplo, em uma unidade, de quinze pacientes que iniciaram o programa onze deixaram o tabagismo, totalizando um percentual de 73,3% de sucesso”, destaca Vanessa.

Novos grupos serão iniciados no fim do mês de setembro. O programa será realizado nas seguintes UBS: Conjuntos, Cristo Rei, Josmar Babi, Limeira, Sagrada Família, São Sebastião, São Brás, Salete e Rocio.  Os interessados devem entrar em contato com os postos de saúde.