Secretaria de Saúde adota medidas preventivas em relação ao sarampo, após dois casos suspeitos | Prefeitura União da Vitória

MULTAS

Notificação de Autuação

LICITAÇÃO

Confira as Disponíveis

ISS

Emita sua Guia

IPTU

Retire a sua 2° via

ATOS OFICIAIS

Legislação Municipal

NFE

Nota Fiscal Eletrônica

FERIADOS

Confira as Datas

Secretaria de Saúde adota medidas preventivas em relação ao sarampo, após dois casos suspeitos

O Secretário de Saúde de União da Vitória, Dr. Ary Carneiro Jr., confirmou em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 07, a presença de dois casos suspeitos de sarampo no município. Os materiais dos pacientes foram encaminhados para confirmação e o resultado pode demorar até 15 dias. “Se confirmados, os casos serão acompanhados para enfrentamento da doença. Se descartados, sabemos que atuamos de uma forma preventiva, não sendo omisso em nenhum momento”, explica o Secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Junior.

A Secretaria de Saúde encaminhou um ofício à Uniguaçu pedindo a suspensão das aulas durante sete dias, pois os casos suspeitos foram encontrados na instituição de ensino. A universidade suspendeu as aulas até o dia 12 de novembro. “Outras instituições que eventualmente tiverem casos suspeitos estaremos tomando as mesmas medidas como forma de proteger a sociedade desta patologia”, explica o secretário.

Para o Secretário de Saúde, o momento não é de alarde, mas de alerta. “Verifique na sua casa se as pessoas foram vacinadas, evite estar em contato com os possíveis portadores da doença e se proteja: evite estar em ambientes fechados com muitas pessoas e à medida que identificar qualquer sintoma que se pense na possibilidade de essa pessoa estar infectada, procure os serviços de saúde”, ressalta o Secretário.

 

SOBRE O SARAMPO

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.