Visita técnica em busca de boas práticas e desenvolvimento | Prefeitura União da Vitória

Visita técnica em busca de boas práticas e desenvolvimento

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, acompanhado do secretário de indústria e comércio Valter Cano e o chefe de gabinete Antonio Nhoato visitou nos dias 19 e 20, o Ecossistema de Inovação de Florianópolis – Um sistema de formação de startups e principal referência na área no País. “Vivemos a tecnologia e a inovação em diversos setores como agronegócio, serviço, indústria, comércio, por isso União da Vitória tem que estar conectada a esse meio para não ficar para trás. É a cidade que projetamos para 2030 e uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse Santin Roveda

A visita técnica também foi acompanhada por representantes do Sebrae, Emater, Uniguaçu e do Sistema Regional de Inovação do Território Iguaçu (SRI). Ela busca agregar conhecimento e novas idéias para o projeto União da Vitória 2030. Para Cano, a visita está sendo uma experiência fantástica de conhecimento, “Conhecemos incubadoras como a Celta, ativa desde 1986, e que trabalha com sistemas de inovação, incubação de empresas de aceleração. Um exemplo para que União da Vitória consiga esse patamar em 10 anos”, afirma o secretário.  Ainda em contexto que engloba a trajetória de União da Vitória até 2030, Roveda afirma: “Essa visita vem agregar em técnica e conhecimento para desenvolvermos União da Vitória projetos nesta área muito importante. Existe muito potencial na nossa região que pode ser explorado e nós estamos aprendendo um pouco disso”, completa Santin Roveda.

Startups

Startup é a ação de começar alguma coisa. Normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado, empresas novas com boas idéias. Segundo Santin Roveda, a visita em Florianópolis ajudará a buscar empresas com conhecimento em tecnologia e inovação para o Plano de União da Vitória 2030. “Vamos fazer incubação de algumas empresas. Logo teremos o evento Startup Weekend em União da Vitória no dia 27, 28 e 29 de abril”, adiantou. Na agenda de visitas a equipe conheceu a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Florianópolis, acompanhou a demonstração de programas de apoio a incubação de startups e visitou a Associação Catarinense de Tecnologia, a Incubadora MidiTec, Link Lab e Darwin Starter. Também visitou a Incubadora Celta no Parque Tecnológico Alfa, na Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Senai de Inovação no Sapiens Parque. “O maior objetivo da visita é o de ter boas práticas. Florianópolis é um dos melhores ecossistemas de inovação do Brasil e buscamos exemplo de ações e políticas públicas direcionadas em prol do desenvolvimento tecnológico”, afirma Elizandro Ferreria gestor de projeto de Inovação, TI e startups do Sebrae.