Prefeitos receberam o projeto do trabalho nesta quinta-feira, 18.
O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, e o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, receberam na tarde desta quinta-feira, 18, o projeto Trem das Etnias. O documento foi entregue por Élio Miguel Weber, da empresa Trem das Etnias Turismo S.A. O encontro foi no gabinete da Prefeitura de Porto União.
O objetivo do projeto é a retomada do funcionamento da Maria Fumaça. O trajeto será de 17 quilômetros. A previsão é que o trem volte a funcionar no final de 2020 ou início de 2021. “Buscamos o apoio da iniciativa privada para fazer os investimentos. Hoje já estamos trabalhando na ferrovia na questão da limpeza”, afirma Élio Weber, que está à frente do projeto junto com Instituto Cultural Grünenwald.
Nos próximos dias a Maria Fumaça será retirada da Praça e levada para Rio Negrinho para a reforma. “Ela deve ficar um ano e meio fora da cidade para que sejam feitos todos os reparos para que ela volte a circular em segurança”, descreve Weber. “Toda a documentação está bem encaminhada. Acredito que nos próximos 1 ano e meio a 310 volte a rodar em Porto União e União da Vitória”, explica Cláudio Hoppe, representante da empesa rumo e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
O Prefeito Santin Roveda acredita que o retorno do funcionamento da Maria Fumaça é uma grande conquista para as duas cidades. “É um novo momento para o turismo da nossa amada Porto União da Vitória. Isso graças ao cooperativismo dos nossos empresários e de toda a nossa a comunidade. Um sonho que se torna realidade. Vamos preparar nossas cidades para receber uma leva gigantesca de turistas”, destaca o Prefeito.
Share via: