Informações Geográficas
Geomorfologia
O município faz parte, em sua maioria, do terceiro planalto paranaense, que é limitado pela Serra da Esperança (Escarpa Mesozóica), cujo ponto culminante é o Pico Tem Que Vê, com 1.300 metros de altitude. É inclinado para o oeste, indo descambar em planície nas barrancas do Rio Paraná.
A parte do município situada à margem esquerda do Rio Iguaçu pertence ao Tropp de Santa Catarina, cuja formação é idêntica à do Terceiro Planalto paranaense. Uma pequena parcela do município situada na parte leste da Escarpa Mesozóica faz parte do Segundo Planalto paranaense. Este relevo é menos acidentado. As planícies de várzeas, nos vales dos Rios Iguaçu, Vermelho, da Prata e dos Banhados, são formadas por depósitos recentes e no meio delas destacam-se os morros do Cristo e do Baú.
Topografia da Região: 15% levemente ondulado; 25% ondulado; 60% acidentado.
Aspectos Geográficos
Localizado no extremo sul do estado do Paraná, o município pertence à microregião do Médio Iguaçu.
Geologia e Solos
Os solos são eluviais e aluviais, e de estrutura argilo-arenosa e de modo geral são ácidos e de pouca fertilidade, embora possam ser melhorados com corretivos e fertilizantes.
Entretanto, como a topografia é bastante acidentada, são poucos favoráveis para o implemento da atividade agrícola, servindo principalmente para o reflorestamento e pastagens.
Área, Altitude e Posição Geográfica
A área do município é de 786 km², sendo 703 km² de área urbana e 83 km² de área rural,
A altitude média é de 752 metros
Latitude sul 26º 13’ 45” e Longitude oeste 51º 04’ 58”
Municípios Limítrofes
Norte – Cruz Machado – PR 45km
Sul – Porto União – SC
Leste – Paulo Frontin – PR 45km – Paula Freitas – PR 22km
Oeste – Porto Vitória – PR 22km – Bituruna – PR 92km
Pontos Extremos
Norte: 25º 57’ 26”Latitude Sul
Sul: 26º 17’ 43” Latitude Sul
Leste: 50º 53’ 30” Longitude Oeste
Oeste: 51º 16’ 55” Longitude Oeste
Hidrografia
Toda a superfície do município pertence à Bacia do Iguaçu
Os afluentes do Rio Iguaçu são: na margem direita os rios Palmital, da Prata, dos Banhados, Correntes, Guabiroba, Vermelho e do Soldado. Na margem esquerda do rio Jacu e os córregos da Areia, Lajeado, da Cachoeira, Barra Grande e Lajeadinho.
O rio Palmital nasce na localidade de Palmital de Cima, na Serra da Esperança e recebe os seguintes afluentes: rio Vermelho, Santa Vitória, Louro, Córrego Fundo, Arrio do Corvo e Arroio do Abarracamento.
O rio da Prata nasce na Serra da Esperança e recebe os rios São Joaquim, Bugre, Fartura, Bracatinga, Santo Antônio, Barreado, Arrozal, São Domingos, do Meio e Papua.
O rio Vermelho também oriundo da Serra da Esperança, recebe os arroios Faxinal, Serradão, Tanque e Taió.
Vegetação
A paisagem fitogeográfica está inserida na microrregião do médio Iguaçu, e é representada por florestas subtropicais, com a presença de araucárias, faxinais e matas de várzeas.
Classificação: floresta Ombrófila Mista/Floresta de Araucária
Principais espécies nativas: Pinheiro Paranaense (Araucária Angustifólia); Imbúia (Ocotea Porosa); Cedro Rosa (Cedrela Fissilis); Canela Guaicá (Ocotea Puberula); Canela Lageana (Ocotea Pulchella); Louro Pardo (Cordia Trichatoma); Sassafrás (Ocotea Pretiosa); Bracatinga (Mimosa Scabrella); Erva Mate (Ilex Paraguariensis); Guabiroba da Serra (Brittoa Sellaviana); Samambaia Açu (Hemitelia Setasa); Uvarana (Cordilinea Sellaviana).
Cobertura Vegetal
Predominam as áreas de mata secundária, devido a existência de áreas muito íngremes e principalmente devido a grande concentração fundiária, onde exploram-se madeira e a erva mate
Clima
Predomina o clima do tipo Subtropical Úmido, tipo Cfb (Köppen) mesotérmico, apresentando verões suaves e invernos com geadas severas e frequentes. As chuvas ocorrem geralmente em todos os meses, não apresentando estação seca.
Densidade Pluviométrica
A precipitação média mensal é de 115mm.
Fauna
O município de União da Vitória possui uma fauna rica e diversificada.
Principais espécies encontradas no município:
Aves: Pintacilgo, Azulão, Papagaio do Peito Roxo, Canário da Terra, Gralha Azul, Pica-Pau e Harpia (em extinção)
Mamíferos: Paca, Capivara, Veado Pardo, Irara (espécie de roedor), Raposa, Tatu, Gambá e Jaguatirica.
Peixes: Traíra, Lambari, Carpa (diversas espécies), Tilápia, Corimba, Pintado e Bagre Africano.
Além de uma infinidade de insetos e animais peçonhentos; principalmente cobras (Jararaca), aranhas e escorpiões.