Educação

A Secretaria Municipal de Educação é um órgão da Administração específica, que planeja e executa a política do Sistema Municipal de Educação. A Secretaria mantém 24 escolas municipais, que atendem alunos desde o Jardim 1º ao 5º ano. São 3.834 crianças atendidas.

São 14 Centros de Educação Infantil (Cemeis), que atendem crianças de zero a cinco anos, são 1.701 crianças atendidas, num total de 5.535 alunos.

Oferece em 12 escolas o Programa Mais Educação, atendendo mais de 500 alunos, no período contrário ao da aula e em outras dois escolas o Projeto Tempo Integral, com 585 professores efetivos, 175 funcionários sendo merendeiras e serviços gerais.

Atendimento especializado com fonoaudióloga, psicólogos, neuropediatra e psicopedagogas para todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem com equipe itinerante de atendimento psicopedagógico que atende as Escolas e Cemeis. Tem ainda uma merenda escolar de excelente qualidade para todas as Escolas e Cemeis, alimentos saudáveis vindo diretamente da agricultura familiar de União da Vitória.

Há 12 Salas de Recursos Multifuncionais que oferecem atendimento individualizado para os alunos que apresentam necessidades educativas especiais.

O projeto de Educação para Jovens Adultos (EJA) fase I oferecido em seis escolas municipais e atende cerca de 80 alunos, oportunizando uma nova chance de alfabetização àqueles que mais precisam.

A Secretaria de Educação por meio de parcerias desenvolve inúmeros projetos educativos e de extensão.

 

Projeto com Sesc

O Projeto Futuro Integral é uma parceria com o  SESC de União da Vitória , atendendo quase 300 alunos em 6 escolas municipais, com atividades lúdicas de Português e Matemática, garantindo um reforço na aprendizagem dessas crianças. E em 2018 será oferecido práticas esportivas na nova sede do Senac.

 

 

 

Proerd

 

Todos os alunos dos quintos anos de União da Vitória participam do PROERD, uma parceria com a Polícia Militar de União da Vitória que orienta as nossas crianças sobre os perigos das drogas e usa a prevenção e a informação como forma de se proteger contra as drogas.

 

 

Projeto Televisando

Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Criado em 2008, o Televisando é um projeto de educação e comunicação que busca promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Todos os anos, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar professores, estudantes e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras.

 

 

 

 

Projeto Sebrae JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos

União da Vitória é uma cidade empreendedora e está oportunizando aos alunos da rede municipal participarem do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Com material de apoio pedagógico e atividades diversas relacionadas ao respeito à natureza e valorização da vida no campo, o Programa Agrinho, ainda oferece prêmios para diversas categorias de desenhos à redações.

 

 

 

 

Projeto Trânsito

Ensina aos alunos de União da Vitória como se comportar no trânsito com palestras e passeios educativos.

 

 

Jogos Escolares de União da Vitória

Envolvendo todos os alunos da rede municipal, em diversas modalidades esportivas, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

 

 

Projeto Criança Segura

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Vara de Infância e Juventude, visa garantir a carteira de identidade por meio de coleta de impressões digitais e biometria, para todas as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino de União da Vitória.

 

 

Projeto Tipagem Sanguínea

Projeto feito em parceria com a UNIGUAÇU e a Secretaria Municipal de Educação, que visa classificar o tipo sanguíneo das crianças e também detectar algumas doenças genéticas, para agilizar o tratamento.

 

 

Projeto Institucional de Bolsa Iniciação à Docência

O PIBID é um Programa em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UNESPAR  de reforço pedagógico, realizado em período do contra turno, àqueles alunos que estão com dificuldades de aprendizagens.

 

 

Projeto de Combate à Infrequência

Projeto em parceria com o NRE, Vara da Infância e o Ministério Público, que faz busca ativa de crianças que estão fora da escola ou que são faltosos, para que retornem à escola.

 

 

 

Programa Mais Educação

Programa desenvolvido em várias escolas municipais, garantindo educação em tempo integral, com atividades lúdicas e dinâmicas, garantindo que as crianças fiquem mais tempo na escola e os pais possam trabalhar com tranquilidade.

 

 

 

 

Transporte Escolar

Garantia de Transporte Escolar Gratuito para os alunos das Escolas de Campo e também para aqueles que moram distante das Escolas públicas.

Secretário de Educação: Ricardo Brugnhago

Fone contato: (42) 3903-1604

E-mail: equipepedagogica.semed@yahoo.com.br

Avenida Coronel Amazonas nº 495