Idealizada pela Secretaria de Educação, a sala é utilizada por alunos durante a espera para atendimento especializado
A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou recentemente uma sala sensorial piloto, instalada na sede da própria secretaria. O espaço foi criado especialmente para atender alunos com necessidades específicas, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que exigem estímulos diferenciados, durante a espera por atendimento especializado.
Mais do que um ambiente lúdico, a sala sensorial é um espaço de acolhimento, estímulo e desenvolvimento. A Secretaria de Educação, Solange Garcia explicou que a sala é “um ambiente especialmente planejado para oferecer estímulos controlados aos sentidos, ao tato, a audição, a visão, ao olfato e ao equilíbrio, e esses recursos utilizados ajudam a criança a organizar a suas sensações, se acalmar e estimular de forma segura e prazerosa.”
Com materiais recicláveis e investimento zero, o projeto foi desenvolvido de forma criativa e sustentável, mostrando que é possível inovar mesmo com poucos recursos, proporcionando experiências sensoriais que auxiliem no processo de aprendizagem, concentração, comunicação e bem-estar dos alunos.
Solange também destacou que o projeto também é uma inspiração para que todas as escolas e CMEIs do município possam elaborar as suas salas sensoriais, adaptando o modelo à sua realidade e ao perfil dos seus alunos, criando ambientes semelhantes que promovam a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação mais humana, acessível e inclusiva e faz parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas com o objetivo de tornar a rede de ensino de União da Vitória cada vez mais inclusiva e preparada para atender todos os estudantes com qualidade e respeito às suas particularidades.