A Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória promoveu no início de março uma capacitação voltada às professoras dos 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas de alfabetização e na melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido aos alunos.
A alfabetização é um processo contínuo que se inicia ainda na Educação Infantil e se consolida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que esse percurso aconteça de forma eficaz, é fundamental que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às aprendizagens essenciais e às diretrizes curriculares.
Pensando nisso, a Secretaria vem promovendo formações continuadas voltadas inicialmente aos professores dos 1º e 2º anos, com o objetivo de qualificar cada vez mais o processo de alfabetização na rede municipal e contribuir para a melhoria dos índices educacionais.
Durante a formação, as professoras participaram de momentos de reflexão e estudo da metodologia ABACADA, utilizada como estratégia no processo de alfabetização. A proposta busca contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais dos alunos e para o aprimoramento das práticas docentes em sala de aula.
Partindo do princípio de que todos os professores são alfabetizadores, a capacitação integra momentos teóricos e oficinas práticas, valorizando o professor como protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a formação continuada dos profissionais da educação e com a oferta de um ensino cada vez mais qualificado para os estudantes da rede municipal de União da Vitória.
Secretaria do Meio Ambiente participa de mutirão de limpeza em União da Vitória
A ação uniu várias entidades para promover a conscientização ambiental em União da Vitória A secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória participou neste sábado, 20, do mutirão de limpeza no entorno da ponte José Richa. O evento