Atualmente, duas empresas do município possuem o selo, que possibilita a venda de produtos em todo o Estado
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de União da Vitória, Nei Kukla, participou nesta segunda-feira (26) de um evento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O encontro tratou do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
Na ocasião, União da Vitória foi celebrada por ser o 100º município a receber o selo, que habilita o município a emitir a certificação para produtos de estabelecimentos locais, desde que atendam rigorosamente aos parâmetros de boas práticas e sanidade exigidos pelo Estado.
“Isso vem ao encontro do que a administração busca na área da agricultura: criar condições para que nossos produtores e pequenas agroindústrias possam produzir alimentos de origem animal — como salames, queijos e carnes — com acompanhamento veterinário, garantindo a qualidade dos produtos e possibilitando a comercialização não apenas em União da Vitória, mas em todo o Paraná por meio do selo Susaf”, afirmou Kukla.
Atualmente, União da Vitória conta com duas agroindústrias que já possuem o selo Susaf e são acompanhadas pela equipe de veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura, assegurando a qualidade sanitária e a segurança dos produtos. “Essa conquista é dedicada aos produtores e é fruto do trabalho da nossa equipe da Secretaria de Agricultura do Município”, finalizou o secretário.
O QUE É – O Susaf é um sistema que descentraliza a inspeção de produtos de origem animal no Paraná, transferindo aos municípios cadastrados e aprovados a responsabilidade por essa atividade. Para isso, as prefeituras indicam um Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que deve atuar em conformidade com a legislação estadual e com o rigor da segurança sanitária exigida no Estado. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é responsável por auditar e credenciar esses serviços municipais.
Após a auditoria e aprovação pela Adapar, o município passa a ter autonomia para certificar seus produtores com o selo Susaf. Isso é fundamental porque, pela legislação federal, produtos com apenas o selo municipal (SIM) podem ser comercializados somente dentro do próprio município. Com a certificação do Susaf, essa limitação deixa de existir, permitindo a venda dos produtos em todo o território paranaense.
O foco do sistema é a formalização da agroindústria familiar e artesanal. O Susaf abrange estabelecimentos de pequeno porte — com até 250 m², ou até 500 m² em casos específicos — e contempla exclusivamente produtos de origem animal, como embutidos, queijos, mel, pescados e ovos. Para obter o selo, a empresa deve implementar rigorosos programas de autocontrole de higiene e rastreabilidade, além de cumprir integralmente as normas sanitárias vigentes.