O jardim foi idealizado pelo CMEI Eneida Fagundes com apoio de toda a comunidade escolar
A educação inclusiva de União da Vitória ganhou um novo marco nesta sexta-feira, 05, com a inauguração do primeiro Jardim Sensorial da rede municipal. O espaço foi implantado no CMEI Eneida Fagundes e integra a tese de mestrado da diretora da instituição, Aline Graciele Baldan, que idealizou e conduziu o projeto.
Desenvolvido de forma coletiva, o Jardim Sensorial tornou-se realidade graças ao envolvimento de professores, funcionários, amigos, pais e empresários da comunidade, que contribuíram com doações de materiais e também atuaram diretamente na construção do espaço. A iniciativa demonstra o comprometimento da comunidade escolar e local com uma educação mais acolhedora, interativa e inclusiva.
Antes da inauguração, os alunos do Infantil 4 participaram de atividades pedagógicas sobre os cinco sentidos e auxiliaram na montagem do jardim, fortalecendo o vínculo com o projeto e transformando o aprendizado em prática concreta.
Além do Jardim Sensorial, o CMEI também inaugurou um redário, pensado para oferecer um ambiente de relaxamento, e uma sala sensorial, ampliando ainda mais as possibilidades de estimulação e bem-estar das crianças.
“O jardim sensorial, assim como a sala sensorial, trabalha os cinco sentidos da criança. Ele vai nos auxiliar, dentro do nosso planejamento, para estimular o olfato, a visão, a audição, bem como ajudar na regulação emocional e na socialização dos alunos”, afirmou a diretora Aline.
Todos os espaços foram planejados com foco na inclusão, beneficiando todos os alunos, ao proporcionar vivências sensoriais que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas individualidades e promovendo experiências significativas no cotidiano escolar.
Durante a inauguração, que contou com a participação do prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, e da secretária de Educação, Solange Garcia Behrens, os gestores destacaram que o novo jardim reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às necessidades da primeira infância, consolidando União da Vitória como referência em educação humanizada e inclusiva.