Ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira, 1º de Julho
A Prefeitura de União da Vitória e a Câmara de Vereadores realizaram nesta terça-feira, 1º, o ato oficial de assinatura da ordem de serviço da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública no município. O evento marca o início da modernização completa do parque de iluminação pública do município, com a substituição de todas as lâmpadas convencionais por luminárias de LED, mais eficientes, econômicas e sustentáveis.
A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Ary Carneiro Júnior, do presidente do Legislativo Municipal, Anderson Cardoso, do diretor da IP Foco, Renato Araújo, do vice-prefeito, Claudiomir de Oliveira França, e dos vereadores Cordovan de Melo Neto, representante do legislativo nas tratativas do contrato, Protetora Guga, Ricardo Sass, Pastora Josi, Joarez Tica, Alemão da Agropecuária, Marcio Utzig, Marco Borracha e Waldir Cortellini. Após a assinatura, foi realizada uma coletiva de imprensa com a apresentação dos detalhes da parceria.
“Esse é um dia histórico para União da Vitória”, afirmou o prefeito, Ary Carneiro Jr, que destacou o impacto positivo que a modernização da iluminação pública trará para o município, e a importância do diálogo e das tratativas entre o poder executivo, legislativo e a empresa para a resolução do impasse da PPP. “Foram horas e horas de conversa, e conseguimos construir algo favorável para a empresa, para o executivo, para o legislativo, mas acima de tudo para a sociedade, para quem mora nos nossos bairros mais longínquos e que sofrem com pouca segurança, por andar no escuro” destacou o prefeito Dr. Ary.
O projeto prevê, além da modernização, a manutenção e operação de todo o sistema de iluminação pública pelos próximos 23 anos.
A IP Foco foi a empresa vencedora do processo licitatório, iniciado em 2029. No entanto, o contrato passou por revisões e ajustes após questionamentos judiciais e renegociação por parte da atual gestão. Com o novo acordo, a execução poderá finalmente ser iniciada, respeitando os critérios de eficiência e responsabilidade fiscal.
A partir desta semana a empresa inicia o levantamento dos pontos de iluminação de todo o município e no prazo de 90 dias os primeiros bairros começaram a receber as novas luminárias, seguindo um cronograma técnico de substituições, que será elaborado pela comissão que acompanhará a PPP.